"Consciência ambiental começa com a gente": Colaboradores da Amprev deixam de usar copo descartável e se tornam exemplo
Sexta, 19/05/2023 às 09:58
Sabe aquela expressão: "adote uma caneca pessoal!". Em vários setores da Amapá Previdência, essa frase se tornou há anos uma grande iniciativa pessoal dos próprios colaboradores. Alguns espaços se tornaram exemplo de consciência ambiental.
É o caso da Diretoria Financeira e Atuarial da Amprev, onde estão muitos colaboradores atuando na Divisão de Execução Orçamentária, Divisão de Investimentos, Divisão de Contabilidade, Unidade de Acompanhamento Atuarial, Tesouraria e Arrecadação. E nada melhor que brindar a favor do meio ambiente, usando as canecas pessoais.
Colaboradores da Diretoria Financeira e Atuarial brindam a favor do meio ambiente
E toda essa iniciativa não é por acaso. Um copinho descartável desses, usado tanto para saciar a sede ou tomar aquele café maravilhoso, pode se tornar um grande problema ambiental. Sem falar, que o descarte irregular entope bueiros e córregos. Afinal, um copo descartável leva até 400 anos para se decompor no meio ambiente.
Copo descartável leva até 400 anos para se decompor na natureza.
E essa ação pessoal de deixar o copo descartável de lado e passar a usar uma caneca, tem sido levada a sério por muitos colaboradores. Digamos que se tornou uma pequena competição interna saudável, de quem tem o utensílio mais bonito, personalizado ou chamativo. A Lorena Castelo, tem uma caneca no formato de uma caixa de som. A Chefe da Divisão de Tesouraria da Amprev aderiu ao uso da caneca e uma garrafa para água, diariamente há 7 anos, e por vários motivos.
"Até porque o sabor do café modifica com o copo plástico, muda muito. Logo, gera mais qualidade de vida é mais saudável usar a caneca pessoal. E também o fato de não usar o copo descartável, além da questão do sabor, não gera tanto lixo. Aqui na Amprev, a gente também tem usado cada vez menos papel para impressão, e principalmente cada vez menos o copo descartável", afirmou, Lorena Castelo - Chefe da Divisão de Tesouraria da Amprev.
Lorena Castelo - Chefe da Divisão de Tesouraria da Amprev
E o mais interessante nisso tudo, é que iniciativas como essa vão passando de um colaborador para outro.
"Já faz muito tempo que passei a usar minha caneca pessoal e minha garrafa. Tem a questão ambiental, e eu tenho essa visão, que não podemos usar o copo descartável. Demora muito para se decompor na natureza, e eu prefiro usar minha caneca, e assim ajudo ao meio ambiente", explicou Rosany Nunes - Divisão de Execução Orçamentária da Amprev.
Rosany Nunes - Chefe Divisão de Execução Orçamentária da Amprev
Há colaboradores que tem não só uma, mais duas canecas para o café, e sempre uma garrafa para tomar água, ao alcance. É o caso da Adria Moura, Analista Previdenciária da Amprev.
"Eu acredito que o uso da caneca pessoal gera menos poluição ao meio ambiente. E quando eu cheguei aqui na Amprev, há quase dois anos, já tinha essa cultura de cada um usar o seu copo pessoal. E logo eu aderi a essa iniciativa. Eu sempre uso as canecas e a garrafa para água e café. Fora que o copo descartável quando entra em altas temperaturas com o café, ele libera toxinas, isso faz muito mal para saúde a longo prazo. Principalmente porque sempre consumimos bastante café durante o trabalho", explicou Adria Moura, Analista Previdenciária da Amprev.
Adria Moura - Analista Previdenciária da Amprev.
Não é somente por reduzir o custo com uso de copo descartável no ambiente de trabalho da Amprev. Essa iniciativa de usar cada vez menos copo plástico descartável, tem como maior objetivo diminuir a quantidade de materiais plásticos em contato com a natureza.
"Há 2 anos eu deixei de usar o copo descartável e passei a usar a caneca, por uma questão ambiental, mesmo. E não é só pelo custo do copo descartável, e sim pelo dano que copinho plástico pode levar ao meio ambiente. O custo é muito grande a degradação e a gente sabe o quanto pode sair caro para a natureza, e para a humanidade", reforçou Jorge Assis, Chefe da Divisão da Contabilidade da Amprev.
Jorge Assis - Chefe da Divisão da Contabilidade da Amprev.
Segundo pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco, o Brasil produz cerca de 100 toneladas de copo descartável por ano. E infelizmente grande parte desse material é despejado irregularmente nos rios, lagos e mares.
No ambiente administrativo da Amprev o uso da caneca e copo pessoal começa nas diretorias. Lucélia Quaresma, Diretora Financeira e Atuarial afirma que a consciência ambiental inicia em casa, com a família.
"
Lucélia Quaresma - Diretora Financeira e Atuarial.
"Há algum tempo eu tenho essa prática. Sou casada com um engenheiro ambiental, que cuida da cidade, da limpeza. E a gente sabe que o plástico causa muita sujeira na cidade. A minha filha, também estuda sobre o assunto na escola, e questiona em casa como podemos reduzir o lixo plástico. E hoje eu até tenho uma coleção de copos para tomar água, e manter a minha saúde. Então, a prática de tomar bastante água sem o copo descartável ajuda a natureza, explicou Lucélia Quaresma, Diretora Financeira e Atuarial da Amprev.
O ato de cuidar da natureza dentro do ambiente de trabalho pode partir de cada colaborador. Mas, a Amapá Previdência pensa sempre em maneiras de fortalecer a consciência social e ambiental. Através do EducaPrev, se discute maneiras para contribuir com a questão ambiental, por meio de várias ações internas e externas da entidade.
É o caso do "Programa de Sustentavilidade", onde materiais recicláveis, garrafa pet, são arrecadados pelos colaboradores e entregues à associações que atuam com a reciclagem em Macapá. Além disso, a amprev realiza palestras educativas sobre o Código de Ética, aos colaboradores para o fortalecimento da relação interpessoal e com a própria Entidade.
Canecas dos Colaboradores da Diretoria Financeira e Atuarial