Amapá Previdência é aliada do meio ambiente. Conheça o Projeto EducaPrev Sustentável de Coleta de Material Reciclável
Sexta, 10/03/2023 às 11:13
Você tem ideia de quanto tempo uma garrafa pet leva para se decompor na natureza? De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, aproximadamente 100 anos. Logo, quando esse tipo de plástico é despejado indevidamente, pode provocar danos incalculáveis ao meio ambiente.
Dessa maneira, qualquer atividade de coleta seletiva e destino adequado ao lixo domiciliar significa avanço quanto ao cuidado com o ecossistema.
Desde 2019, a Amapá Previdência realiza um trabalho importante como Entidade aliada do meio ambiente. Através do EducaPrev Sustentável - Projeto de Coleta de Materiais Recicláveis, muito já tem sido feito como uma semente plantada, para contribuir com o futuro.
O projeto consiste em conscientizar os colaboradores da Amprev, para coletar em casa ou na instituição todo material reciclável. Os produtos como plásticos e papelão são armazenados adequadamente, e coletados pelo menos uma vez por mês por ONGs - (Organização Não Governamental), atuantes na reciclagem desses produtos.
Neste mês de março uma grande quantidade de materiais recicláveis foi coletado pelo Projeto Mulheres na Reciclagem, parceira da Amprev. Segundo Ronivaldo Gonçalves, coordenador da ONG, tudo será reaproveitado através da coleta seletiva.
"A garrafa pet a gente faz vassouras, e a venda dos produtos reverte em renda para as mulheres, em situação de vulnerabilidade social" reforça o coordenador.
A coleta seletiva dos produtos recicláveis ocorre com a participação dos colaboradores, em todos os prédios da Amprev. Ariosvaldo Góes, chefe da Divisão de Serviços Gerais da Amprev, e responsável por coletar os produtos e repassar à ONG.
"Tudo é recolhido, para não ser jogado nas ruas. E tudo é reaproveitado, explica Ariosvaldo Góes".
O setor EducaPrev da Amapá Previdência tem aprimorado estratégias, para buscar a conscientização dos colaboradores da instituição ao projeto. É uma grande ação para promover a cultura da coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, visando reduzir os impactos ambientais causados pela poluição, segundo Milton Gonçalves, da Assessoria de Planejamento da Amprev.
"A gente trabalha a educação ecológica, através da reciclagem, reaproveitamento para atender, inclusive, orientações de órgãos e da legislação que trata da possibilidade de reciclar o material", reforça Milton Gonçalves.