Histórico


AMAPÁ PREVIDÊNCIA: sempre na busca das práticas de boa gestão

 

Situada na capital do Meio do Mundo, Macapá-AP, às margens do Rio Amazonas, a Amapá Previdência- AMPREV é a Unidade Gestora do Sistema Próprio de Previdência Social dos servidores Públicos civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Estado do Amapá, criada pela Lei nº 0448 de 07 de julho de 1999, com a extinção do Instituto de Previdência do Estado do Amapá –IPEAP.

Dentro do Sistema Previdenciário do Estado do Amapá, há 2 Regimes: O Regime Próprio dos Civis –RPPS, e o Regime Próprio dos Militares – RPPM, conforme estabelecem as Leis nº 0915/2005 e Nº1813/2014, respectivamente.

A AMPREV é dotada de Personalidade Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, sob a forma de Serviço Social Autônomo, ente de interesse coletivo e de cooperação com o poder público.

Em sua estrutura, possui a Diretoria Executiva formada por 4 Diretores: Diretor-Presidente; Diretoria Financeira e Atuarial, Diretoria de Benefícios e Fiscalização e Diretoria de Benefícios Militares. Além disso há o Conselho Estadual de Previdência –CEP, Órgão Colegiado e de Superior de Deliberação do Sistema de Previdência do Estado, o Conselho Fiscal da AMPREV- COFISPREV que é o Órgão Consultivo e Fiscalizador das execuções e o Comitê de Investimentos –CIAP que tem a finalidade de assessorar o Conselho Estadual de Previdência no processo de Gestão de Recursos Previdenciários.

O Comitê de Investimentos da Amapá Previdência é pioneiro no Brasil e adota uma Política de Investimentos que é referência para outras Unidades Gestoras, bem como também é destacada entre as Instituições financeiras existentes no mercado.

A atual Diretoria Executiva é composta por Sebastião Cristovam Fortes Magalhães (Diretor-Presidente e Presidente do Conselho Estadual de Previdência), Francicleide Marinho Lima da Silva (Diretora Financeira e Atuarial), Rubens Belnimeque de Souza (Diretor de Benefícios e Fiscalização) e Sônia Priscila de Souza Cunha (Diretora de Benefícios Militares).

A AMPREV tem vinculado em seu Sistema de Previdência, 36 mil segurados ativos e 2.100 beneficiários civis e militares entre eles aposentados e pensionistas. A Unidade Gestora segue as normas de boa gestão que asseguram o pagamento dos benefícios previdenciários regularmente e conta com o Certificado de Regularidade Previdenciária em dia, conforme orientação do Governador Waldez Góes, que em todas as áreas de Governo busca atingir a regularidade governamental.

A Unidade Gestora busca aperfeiçoar-se constantemente e através de seu Plano de Ação de 2018, está passando por um importante processo de modernização, com foco na melhoria do atendimento ao beneficiário, maior controle na gestão dos benefícios e banco de dados atualizados. Dentre as ações em andamento podemos destacar:

- Aprimoramento do portal institucional, com atendimento personalizado aos segurados e beneficiários e segurados;

- Treinamento dos servidores que atuam no Sistema Previdenciário;

- Em breve irá lançar o Programa da Educação Previdenciária com campanhas educativas e ações destinadas aos beneficiários;

- Nova versão do SISPREVWEB e SISPREV INTEGRA com a consolidação do banco de dados e nova interface aos usuários com maior funcionalidade;

- Reforma geral do Prédio que passará a funcionar em um só local com toda a sua estrutura administrativa e de atendimento;

-Reestruturação da Procuradoria Jurídica, para atuar em consonância com a nova filosofia de trabalho.

Segundo o Diretor-Presidente, Sebastião Magalhães, Advogado e Especialista em Direito Constitucional e Internacional, 2017 foi um ano de desafios superados, de planejamento para colocar em prática as ações estratégicas em 2018, com a realização do Censo Previdenciário, que não ocorria desde 2014, sendo possível organizar e atualizar o banco de dados com as informações dos beneficiários e segurados. E assim está sendo, para este ano as expectativas são as melhores. “Nossas ações estão sendo direcionadas para a finalização do processo de modernização, com atenção especial, na contratação da empresa de Consultoria que está prestando o serviço, inclusive de treinamentos do Corpo Funcional da Unidade Gestora. Com a nova versão do sistema previdenciário, os processos deixarão de ser físicos e passarão a ser todos digitais e isso irá trazer ganhos não apenas aos nossos servidores, mais aos nossos segurados e beneficiários vinculados ao RPPS e RPPM”, salienta o Diretor-Presidente.

A AMPREV irá completar 20 anos de existência no próximo ano, e a meta da Diretoria Executiva é torná-la modelo padrão de Regime Próprio de Previdência da Região Norte, seguindo as normas de boas práticas de gestão,

tendo como foco a transparência e o atendimento de qualidade aos seus beneficiários e segurados.

Luana Picanço

Assessora de Comunicação

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