Histórico


Amapá Previdência, excelência nas práticas de gestão previdenciária

 

Situada na capital do Meio do Mundo, Macapá-AP, às margens do Rio Amazonas, a Amapá Previdência- AMPREV é a Unidade Gestora do Sistema Próprio de Previdência Social dos servidores Públicos civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Estado do Amapá, criada pela Lei nº 0448 de 07 de julho de 1999, com a extinção do Instituto de Previdência do Estado do Amapá –IPEAP.

Dentro do Sistema Previdenciário do Estado do Amapá, há 2 Regimes: O Regime Próprio dos Civis –RPPS, e o Regime Próprio dos Militares – RPPM, conforme estabelecem as Leis nº 0915/2005 e Nº1813/2014, respectivamente.

A AMPREV é dotada de Personalidade Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, sob a forma de Serviço Social Autônomo, ente de interesse coletivo e de cooperação com o poder público.

Em sua estrutura, possui a Diretoria Executiva formada por 4 Diretores: Diretor-Presidente; Diretoria Financeira e Atuarial, Diretoria de Benefícios e Fiscalização e Diretoria de Benefícios Militares. Além disso há o Conselho Estadual de Previdência –CEP, Órgão Colegiado e de Superior de Deliberação do Sistema de Previdência do Estado, o Conselho Fiscal da AMPREV- COFISPREV que é o Órgão Consultivo e Fiscalizador das execuções e o Comitê de Investimentos –CIAP que tem a finalidade de assessorar o Conselho Estadual de Previdência no processo de Gestão de Recursos Previdenciários.

O Comitê de Investimentos da Amapá Previdência é pioneiro no Brasil e adota uma Política de Investimentos que é referência para outras Unidades Gestoras, bem como também é destacada entre as Instituições financeiras existentes no mercado.

A atual Diretoria Executiva é composta por Rubens Belnimeque de souza (Diretor-Presidente e Presidente do Conselho Estadual de Previdência),Diego da Silva Campos (Diretor Financeiro e Atuarial), Narleia Wanderley Salomão (Diretora de Benefícios e Fiscalização) e Fabrícia Lobato da Conceição (Diretora de Benefícios Militares).

A AMPREV tem vinculado em seu Sistema de Previdência, 30 mil segurados ativos e 2.100 beneficiários civis e militares entre eles aposentados e pensionistas. A Unidade Gestora segue as normas de boa gestão que asseguram o pagamento dos benefícios previdenciários regularmente e conta com o Certificado de Regularidade Previdenciária em dia, conforme orientação do Governador Waldez Góes, que em todas as áreas de Governo busca atingir a regularidade governamental.

Em outubro de 2019 recebeu a Certificação do Pró-Gestão, nível 2, pelas boas praticas de gestão comprovada após a auditoria da empresa certificadora da Secretaria de Previdência. Clique aqui e confira o certificado

 

 

Links Importantes

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para oferecer uma melhor experiência em nossa plataforma, melhorar o desempenho, analisar suas interações em nosso site e personalizar o conteúdo. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade .