AMPREV inicia busca ativa aos beneficiários pendentes de prova de vida e recadastramento

Luana Picanço
Editor(a)

Segunda, 28/02/2022 às 11:37


A Amapá Previdência (AMPREV) inicia a Busca Ativa dos beneficiários pendentes de recadastramento e prova de vida no Censo Previdenciário 2021. De 03 a 31 de março, a equipe técnica estará realizando visitas domiciliares nos endereços cadastrados dos beneficiários que não regularizaram sua situação cadastral durante as etapas do  Censo Previdenciário, além de efetiva busca nas redes sociais, com a finalidade de localizar os beneficiários que não atualizaram seus dados de contato junto à Amapá Previdência.

Inicialmente, as visitas domiciliares irão ocorrer com foco na região metropolitana da capital, nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão e conforme a necessidade, irão abranger os demais municípios do Estado do Amapá.

 

Mapeamento dos Beneficiários

Após a etapa final do Censo Previdenciário 2021, que ocorreu em 3 períodos, desde o dia 01 de novembro, de forma 100% online, a coordenação detectou que do total de 2.781 beneficiários aptos para o recadastramento e prova de vida, restaram 518 pendentes e destes, 26 não preenchem mais os requisitos obrigatórios devido a finalização dos benefícios.

Diante do público remanescente de 492 beneficiários, sendo 29 militares e 463 civis, 16 indígenas waiãpi, que recebem pensão por morte, foram mapeados e terão uma ação específica voltada a eles, levando em consideração a questão cultural e a dificuldade no acesso às tecnologias de informação para a realização da prova de vida online. A previsão é que no período de 15 a 17 de março, a equipe técnica da AMPREV irá se deslocar até as terras indígenas waiãpi, no município de Pedra Branca, para a realização da prova de vida dos pensionistas.  Na oportunidade, os professores indígenas ativos poderão realizar seu cadastro junto à Instituição Previdenciária, informando seus dados de contato além de seus dependentes, se for o caso.

 

Edital de Busca Ativa

A busca ativa foi normatizada pela Portaria nº 032/2022-AMPREV, além da publicação do Edital com a relação nominal dos aposentados, pensionistas e militares inativos que poderão ter o pagamento de seu benefício bloqueado, caso não regularize sua pendência nesta última oportunidade.

Segundo o Diretor-Presidente da Amapá Previdência, Rubens Souza, esta última etapa tem a finalidade de tornar a ação mais humanizada, levando em consideração a dificuldade que muitos beneficiários têm com o serviço digital. "A equipe técnica estará disponibilizando  dos recursos materiais e tecnológicos para facilitar ao beneficiário, a devida regularização e efetivação da prova de vida, além de fiscalizar mais de perto quanto aos critérios de manutenção de benefício, dentro da legalidade", reforça, Souza.

Confira o Edital de Busca ativa clicando aqui

 

Bloqueio de Pagamento de Benefícios

O Censo Previdenciário é uma determinação legal em que prevê sua realização a cada 2 anos aos inativos. O fornecimento de informações é necessário para a manutenção do banco de dados do Sistema Previdenciário sempre atualizado, de forma a contribuir com os estudos atuariais realizados anualmente, conferindo legalidade e eficiência à manutenção dos benefícios suportados pelos Regimes Próprios de Previdência social e de Previdência dos militares.

A não efetivação da prova de vida e atualização cadastral resultará no bloqueio de pagamento do benefício de aposentadoria ou pensão a contar de abril de 2022, até a sua regularização.

 

Durante o período da Busca ativa, de 03 a 31 de março, o link de acesso ao sistema estará disponível no site institucional,  para envio da documentação obrigatória basta clicar em  Censo Previdenciário | AMPREV

Confira a relação dos documentos abaixo:

 

I - Para APOSENTADO, MILITAR DA RESERVA REMUNERADA E REFORMA:

  1. Documento de identificação oficial;
  2. Foto do segurado com documento de identificação oficial ao lado do rosto;
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de cadastro no PASEP;
  5. Comprovante de endereço atualizado;

II - Para pensionista CÔNJUGE/COMPANHEIRO:

  1. Documento de identificação oficial com foto;
  2. Foto do cônjuge e ou companheiro com documento de identificação oficial ao lado do rosto;
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de cadastro no PASEP;
  5. Em caso de ter contraído casamento ou união estável apresentar certidão e ou declaração de casamento ou/e escritura pública de união estável emitida em cartório;
  6. Comprovante de endereço atualizado;
  7. Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue à Receita Federal no exercício de 2021 (ano-calendário de 2020), ou, declaração de isenção de IRPF quando for o caso;

III - Para pensionistas FILHO E/OU EQUIPARADO:

  1. Documento de identificação oficial com foto;
  2. Foto do pensionista com documento de identificação oficial ao lado do rosto;
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de endereço atualizado;
  5. Declaração de INACUMULABILIDADE DE PENSÃO, na forma do modelo disponibilizado no sistema;
  6. Comprovante de cadastro no NIS/PIS/PASEP (somente para pensionistas maiores de 18 anos);
  7. Em caso de ter contraído casamento ou união estável apresentar certidão e ou declaração de casamento ou/e escritura pública de união estável emitida em cartório;

 

Links Importantes

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para oferecer uma melhor experiência em nossa plataforma, melhorar o desempenho, analisar suas interações em nosso site e personalizar o conteúdo. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade .