Programa Aposentei orienta novos 77 aposentados sobre serviços da Amprev e planejamento para uma aposentadoria saudável

Wedson Castro
Editor(a)

Segunda, 22/06/2026 às 12:16


A Amapá Previdência (Amprev) realizou nesta segunda-feira, 22 de junho, mais uma edição do programa Aposentei, iniciativa voltada ao acolhimento e orientação dos novos servidores públicos aposentados que passam a integrar a instituição. O encontro reuniu especialistas de diversas áreas para esclarecer dúvidas e apresentar os serviços oferecidos pela nova casa previdenciária dos aposentados e pensionistas do Estado.

 

Durante a programação, a diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev, Narleia Salomão, apresentou informações sobre os pagamentos dos benefícios, que passam a ser realizados pela instituição, além de explicar como ocorrerá a transição dos servidores para a Amapá Previdência.

 

"Quero aqui já parabenizar a todos. O dia 17 de junho foi o Dia do Servidor Público Aposentado, então parabéns a todos vocês. Já aproveito para convidar para uma ação que será realizada no dia 26 de junho, no prédio da Amprev, na Avenida Binga Uchôa, nº 10, Centro de Macapá, com atendimentos de saúde, serviços de beleza e café da manhã. Estão todos convidados. Será um momento muito especial", destacou Narleia.

 

A programação também contou com a participação do médico perito da Amprev, Dr. Fábio Gato, que abordou a importância dos cuidados com a saúde física, social e emocional durante a aposentadoria, ressaltando a necessidade de planejamento para uma vida saudável e ativa nessa nova fase.

 

"O Aposentei é um programa de respeito ao servidor público aposentado, que busca oferecer informações e apoio para que essa transição aconteça da melhor forma possível", enfatizou o médico.

 

Na área tecnológica, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Amprev, Robson Bezerra, apresentou os serviços digitais disponíveis aos segurados e explicou como acessar informações e atendimentos por meio do portal institucional.

 

A psicóloga da Amprev, Donnera Zhalouth, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, reforçando estratégias para manter o equilíbrio emocional e a qualidade de vida após o encerramento da carreira profissional.

 

Representando a Assessoria de Comunicação da Amprev, Wedson Castro destacou a importância dos aposentados utilizarem os canais digitais da instituição para acompanhar notícias, serviços e informações oficiais.

 

Já a chefe da Tesouraria da Amprev, Lorena Castello, abordou oportunidades para quem deseja empreender após a aposentadoria ou iniciar uma nova carreira profissional.

 

"Conhecimento guardado não tem valor. Quando compartilhamos conhecimento, ele se torna ainda mais valioso", ressaltou Lorena.

 

 

Espaço para diálogo e troca de experiências

 

Reunião do Aposentei no mês de junho

 

A reunião on-line foi marcada pela participação ativa dos aposentados, que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências construídas ao longo de décadas de serviço público.

Entre os participantes, Doralice destacou a importância da iniciativa.

 

"Estou muito feliz por participar desta reunião. Eu estava um pouco perdida e consegui esclarecer muitas dúvidas. Esse canal de comunicação tem sido muito importante. Eu e meu esposo sempre pensamos no futuro e realizamos investimentos antes da aposentadoria. Hoje estamos dando continuidade a essa renda complementar", relatou.

 

A professora aposentada Lindalva também elogiou o atendimento recebido durante todo o processo de aposentadoria.

 

"Estou muito feliz. Recebi todas as orientações necessárias tanto na SEAD quanto na Amprev. Sempre fui muito bem atendida. Agora pretendo iniciar uma nova atividade profissional e estou avaliando quais caminhos seguir", afirmou.

 

Para Socorro Costa, a aposentadoria representou uma oportunidade para desenvolver novas habilidades.

 

"Sou professora, mas descobri um novo talento no empreendedorismo. Tenho uma loja de moda íntima e encontrei uma nova forma de realização profissional. Vamos cuidar do nosso espírito, da nossa mente e do nosso corpo para viver uma aposentadoria plena", destacou.

 

A aposentada Andreia Marques contou que já está construindo uma nova trajetória profissional.

 

"Em 2025 concluí o curso de Direito e, com a aposentadoria, pretendo migrar para essa nova profissão. Atualmente faço doutorado em Direito Previdenciário, pensando em como posso ajudar a mim mesma e também aos meus colegas. A reunião foi uma iniciativa muito importante", disse.

 

Ao final do encontro, os participantes manifestaram sentimentos de gratidão, motivação e entusiasmo diante da nova etapa da vida, reforçando a importância do programa Aposentei como um espaço de acolhimento, orientação e valorização dos servidores públicos que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público.

 

Promovido pela Amprev, através da Diretoria de Benefícios e Fiscalização, o programa Aposentei busca fortalecer o vínculo com os novos aposentados, oferecendo informações, serviços e suporte para que a aposentadoria seja vivida com qualidade de vida, segurança e novas perspectivas para o futuro.

Links Importantes

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para oferecer uma melhor experiência em nossa plataforma, melhorar o desempenho, analisar suas interações em nosso site e personalizar o conteúdo. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade .