Podcast Educaprev no Ar trata sobre atribuições e desafios do Conselho Estadual de Previdência

Wedson Castro
Editor(a)

Sexta, 26/04/2024 às 11:14

Na última quinta-feira, 25 de abril, o Podcast Educaprev no Ar teve como tema: responsabilidades e desafios do CEP – Conselho Estadual de Previdência do Amapá. O episódio possibilitou aos segurados, aposentados e pensionistas, além de servidores públicos de terem mais conhecimento sobre o que o CEP, é como o conselho atua diante de decisões importantes.

Wedson Castro - Apresentador, Jocildo Lemos – Diretor-Presidente da Amprev, e Presidente do CEP, e Jackson de Oliveira – Conselheiro do CEP e representante dos servidores do poder executivo

Os entrevistados foram Jocildo Lemos – Diretor-Presidente da Amprev, e Presidente do CEP, e Jackson de Oliveira – Conselheiro do CEP e representante dos servidores do poder executivo.

O que é o CEP

O Conselho Estadual de Previdência do Estado do Amapá, tem por finalidade estabelecer a orientação geral para a gestão do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá, exercendo, na forma legalmente prevista, a fiscalização e o controle das atividades previdenciárias a cargo da Amapá Previdência - AMPREV/AP, e expedindo os atos necessários à operacionalização do mesmo RPPS/AP.

O CEP é formado por 15 conselheiros titulares e 15 suplentes representes dos Entes Patronais, Executivo Estadual, TJAP, MPE, ALAP, TCE, e representantes de categorias sindicais civis e militares, além do presidente do conselho – que é o diretor-presidente Jocildo Lemos.

Os entrevistados falaram sobre a atuação do CEP, os desafios, entre eles questões orçamentárias e de investimentos realizados pelo Comitê de Investimentos.

Jocildo Lemos – Diretor-Presidente da Amprev e Presidente do CEP

A nossa rentabilidade de 2023, tivemos ganho real em 12 meses. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 2011. Nós seguimos a política de investimento, fomos conservadores e sabemos que o mercado é volátil. Mas, apesar de tudo tivemos um resultado bastante importante no ano de 2023, com uma rentabilidade de quase R$ 900 milhões de reais. Somando com outras arrecadações, dos entes patronais, fechamos o ano de 2023, com total de R$ 1 Bilhão de arrecadação afirmou Jocildo Lemos – Diretor-Presidente da Amprev.

O Conselho Estadual de Previdência debate temas relevantes, e recentemente os conselheiros iniciaram a leitura e aprovação da proposta de anteprojeto para modificar a lei estadual nº 0915/2005, abordando a natureza jurídica da amapá previdência, que deixaria de ser um Serviço Social de Autonomia Privada, passando a ser uma Autarquia. A proposta também deve estabelecer um quadro permanente de servidores com plano de cargos, carreiras e remuneração? qual a importância deste tema para Amprev.

A frente da gestão da Amapá Previdência Jocildo Lemos implantou uma política de transparência, e todas as reuniões do CEP são transmitidas on-line, pelo canal da Amprev no YouTube. O episódio do Podcast também pode ser revisto no mesmo canal.