Podcast Educaprev no Ar esclarece regras da aposentadoria compulsória no serviço público

Wedson Castro
Editor(a)

Quarta, 16/04/2025 às 12:44


No novo episódio do Podcast Educaprev no Ar, desta quarta-feira (16) a Amapá Previdência (Amprev) abordou um tema de grande relevância para os servidores públicos: a aposentadoria compulsória. O episódio, transmitido ao vivo, reúniu informações essenciais para quem deseja se preparar com antecedência para esse momento da carreira.

 

A advogada da Projur/Amprev, Rafaela Queiros, explicou que a aposentadoria compulsória ocorre ao atingir os 75 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres servidores públicos. “É um limite etário previsto em lei. Ao completar essa idade, o servidor deve ser aposentado automaticamente”, pontuou.

 

Rafaela Queiros - advogada da PROJUR, Dandara Nunes - analista previdenciária

 

 

Durante a conversa, a analista previdenciária Dandara Nunes reforçou a importância de se antecipar quanto à organização da documentação necessária que pode ser encontrada no site da Amprev. Ela destaca ainda a relevância da averbação de tempo de trabalho em serviços anteriores, o que pode impactar diretamente no tempo total de contribuição e, consequentemente, no benefício.

 

Outro ponto abordado no episódio foi o cálculo da aposentadoria. Segundo as entrevistadas, o valor do benefício considera 80% das maiores contribuições feitas pelo servidor durante o período em atividade, conforme estabelecido na legislação previdenciária.

 

Para quem deseja entender melhor todos os detalhes sobre o tema, o episódio completo está disponível no canal da Amprev no YouTube. O Podcast Educaprev no Ar faz parte do projeto Educaprev, que tem como objetivo orientar e informar os segurados da Amapá Previdência sobre direitos, deveres e procedimentos relacionados à aposentadoria e à previdência social.

Links Importantes

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para oferecer uma melhor experiência em nossa plataforma, melhorar o desempenho, analisar suas interações em nosso site e personalizar o conteúdo. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade .