EDUCAPREV SUSTENTÁVEL: Amprev coleta material reciclável e entrega à associação que atua com pessoas na recuperação contra as drogas

Quarta, 01/11/2023 às 10:43

O Seu Marinaldo Costa dos Santos é responsável pela “Associação da Mulher Virtuosa”, uma ONG- Organização Não Governamental que atua principalmente com mulheres em situação de rua, dependentes químicas, usuárias de drogas.

Marinaldo Costa, responsável pela Associação Mulher Virtuosa

Para manter o projeto, a “Mulher Virtuosa” atua com a coleta de material reciclável, garrafa pet, aquelas de refrigerante e água mineral, usada para fabricação de vassouras e artesanatos. Nesse período natalino, por exemplo, eles irão trabalhar com a fabricação de árvore de natal e outros objetos para venda. Todo dinheiro arrecadado é usado para manter o projeto, principalmente com alimentação.

Marinaldo Costa - fabricando vassouras com garrafa pet

“Nós estamos fazendo vassouras de garrafa pet, e com as tampas, estamos aprendendo a fazer vasos para plantas e tapetes com as tampas das garras pets. A gente agradece a Amprev, que tá ajudando a gente com a entrega dessas garrafas que irão servir para produção de materiais, e vai contribuir para o nosso alimento e o natal e as pessoas que fazem parte da associação” explanou Marinaldo Costa, responsável pela Associação Mulher Virtuosa.

Marinaldo Costa, responsável pela Associação Mulher Virtuosa e José Arioslvado Pereira, Chefe da Divisão de Serviços Gerais da Amprev

Esta semana, o responsável da ONG foi acionado pela Amapá Previdência, sem imaginar o grande motivo. Receber uma enorme quantidade de materiais recicláveis. São aproximadamente mil e quinhentas (1500) garras pets, todas embaladas em sacolas, prontas para serem transportadas.

“Da forma que a Amprev está nos ajudando, eu não preciso ir para as ruas catar garrafas. Vocês como instituição está nos ajudando muito com essa colaboração nesse momento, porque as garrafas são o nosso próprio alimento, nosso próprio sustento. É a forma que a gente encontrou para se sustentar com dignidade, dentro da comunidade”, reforçou Marinaldo Costa, responsável pela Associação Mulher Virtuosa.

Vasos para plantas, feitos com tampas de garrafa pet

O cuidado com o material reciclável por parte Amprev, é um projeto interno da Entidade. Os produtos são arrecadados pelos servidores da instituição. Muita coisa é trazida de casa, e armazenada para ser doada à associações que trabalham com o reaproveitamento de produtos recicláveis.

“Agora estou tendo a ideia a importância do trabalho feito pela Amprev, com todo cuidado com o meio ambiente. É um material que iria ser jogado na natureza e agora vai ser reaproveitado e vai ajudar várias pessoas e muitas famílias”, disse José Arioslvado Pereira, Chefe da Divisão de Serviços Gerais.

José Arioslvado Pereira, Chefe da Divisão de Serviços Gerais

O trabalho e todo o cuidado com a coleta é parte de um projeto interno o EducaPrev Sustentável, de coleta de material reciclável. Através da conscientização dos colaboradores da Amprev, se faz o recebimento dos material durante meses, e pelo menos a cada trimestre, os produtos são entregues as ONGs.

“Eu mesmo trago muitas coisa de casa, as garrafas. Também peço aos amigos e colaboradores da Amprev, e assim, reunimos tudo para entrega. É o lixo que vira luxo, se transforma em material reciclável. Eles produzem artesanatos e vassouras, e vendem esses produtos. O dinheiro ajuda, é o natal deles, e contribui para retirar as pessoas das ruas. Esse projeto pode servir de grande exemplo, para outras instituições, secretarias, empresas, o comércio”, José Arioslvado Pereira, Chefe da Divisão de Serviços Gerais.

Mães e filhos atendidos pela Associação Mulher Virtuosa

O EducaPrev tem criado estratégias para manter a cultura de cuidado com o meio ambiente, viabilizando a coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, minimizando os impactos ambientais. Imaginemos que a garrafa pet, descartada irregularmente, pode cair em bueiros, produzindo alagamentos durante as chuvas. Ou ainda chegar as florestas, rios e lagos, levando pelo menos um século para se decompor, uma triste realidade.