EDUCAPREV: Seminário leva informações sobre finanças pessoais aos segurados da Amprev
Wedson Castro
Terça, 16/12/2025 às 17:18
Amapá Previdência realizou nesta terça-feira (16), um seminário virtual com om tema: Finanças pessoais para segurados do RPPS do Amapá. Planejamento e segurança financeira, voltado aos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Amapá, servidores públicos da ativa, aposentados e pensionistas.

Carlos Roberto, Wedson Castro e Lorena Castelo
A ação é promovida pelo Educaprev, a Educação Previdenciária da Amprev e reforça o compromisso da Entidade com a capacitação e a informação repassada aos seus segurados.
O seminário teve como objetivo fortalecer a educação financeira, oferecendo orientações práticas sobre organização orçamentária e apresentando estratégias que contribuem para a segurança das finanças pessoais a curto, médio e longo prazo, especialmente nos períodos pré e pós-aposentadoria.
Durante a programação, os participantes acompanharam as contribuições de Lorena Castelo, chefe da Divisão de Tesouraria da Amprev, destacou a importância do planejamento financeiro e do controle orçamentário.

Carlos Roberto, Lorena Castelo, Rafaela Queiros, advogada e coordenadora do Educaprev, e Wedson Castro, mediador e jornalista
“Planejamento é fundamental para ter uma vida financeira tranquila. Organizar seus gastos fixos, e outros gastos, evitar gatilhos, aquelas compras que você possa se arrepender. E além disso, aproveitar a pós aposentadoria para empreender, fazer algo que você goste e ainda aumentar sua renda, são boas alternativas”, afirmou Lorena Castelo.
Já o convidado Carlos Roberto, chefe da Divisão de Investimentos e Mercado da Amprev, apresentou orientações sobre gestão de recursos e estratégias para uma vida financeira mais equilibrada, e de como guardar dinheiro, ter uma reserva de emergência.
“O ideal é começar guardando pelo menos 10% do que você ganha, seja na poupança, quem não tem um rendimento tão alto, mas já é algo positivo. Mas, não existe um valor que você possa iniciar seus investimentos, pode ser dez reais, cinquenta, a questão é começar e logo você ver o recurso aumentar aos poucos. Investir é fundamental para ter tranquilidade na aposentadoria”, reforçou Carlos Roberto.
O seminário permanece disponível para acesso no canal oficial da Amprev no YouTube, ampliando o alcance do conteúdo e permitindo que mais segurados acompanhem as orientações apresentadas.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ