Educaprev realiza ação no Corpo de Bombeiros e orienta militares sobre benefícios previdenciários
Wedson Castro
Quarta, 12/11/2025 às 15:26
A equipe de Educação Previdenciária da Amapá Previdência realizou, nesta quarta-feira (12), uma ação informativa no Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), com a presença do diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos.
.jpeg)
Jocildo Lemos, diretor-presidente da Amprev e equipe da DIBEM
“Com alegria estamos hoje realizando uma rodada de conversar e muita informação, aos militares que ao longo do tempo prestação os serviços ao estado do Amapá, e que agora estão na possibilidade de ir para reserva remunerada. Este é o momento de levar até eles os esclarecimentos necessários, através da Educação Previdenciária, para falar sobre como devem agir nessa transição”, afirmou Jocildo Lemos, diretor-presidente da Amprev.
.jpeg)
Equipe da DIBEM com militares do Corpo de Bombeiros do Amapá
A palestra foi conduzida pela equipe da Diretoria de Benefícios Militares (DIBEM), composta pela Major Sônia Priscila (diretora da DIBEM), Capitã Francilene Nascimento e Sargento Edivaldo Pantoja, que apresentaram orientações sobre checklist de documentos, abertura de processos, reserva remunerada e pensão por morte. A diretora Major Sônia, falou da palestra.
.jpeg)
Major Sônia Priscila, diretora de Benefícios Militares da Amprev
“A palestra voltada para Educação Previdenciária, buscar levar aos militares do Corpo de Bombeiros, informações dos nossos processos de benefícios, orientações sobre fluxograma, do checklist de documento. Qual local o militar deve procurar para iniciar o processo, estabelecer também como é o trabalho da nossa Diretoria de Benefícios Miltares, e estabelecer ações de um modo geral com relação ao inatividade militar”, reforçou Major Sônia.

Rafaela Queiros, advogada da Projur Amprev e coordenadora do Educaprev
Também participou da atividade a advogada Rafaela Queiros, da Procuradoria Jurídica da Amprev (Projur) e coordenadora do Programa Educaprev, reforçando a importância da capacitação contínua e do acesso à informação previdenciária entre os servidores militares.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Coronel Pelsondré Martins, disse que o trabalho realizado pela Amprev é essencial para os militares da corporação.

Coronel Pelsondré Martins, comandante do CBM
“Quem está participando desta reunião está próximo do momento da reserva, já está pensando na aposentadoria. Então é uma preocupação real de todos. Até mesmo para saber a realidade da Amprev, com está o Fundo Previdenciário, com está a saúde da previdência. A preocupação é de todos de ir para reserva com um bom salário garantido. Por isso é muito importante essa palestra da Amprev”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Pelsondré.
.jpeg)
Coronel Pelsondré Martins, com equipe da DIBEM
Dados divulgados pelo diretor-presidente da Amprev, apontam que a Amprev evoluiu em dois anos e meio, o patrimônio financeiro, em 41%. Salto de mais de R$ 6 Bilhões em 2023, para mais de R$ 9 Bilhões em setembro de 2025.

Palestra DIBEM Educaprev aos militares do Corpo de Bombeiros
A ação realizada no Corpo de Bombeiros do Amapá, faz parte do Programa Educaprev, iniciativa que tem como objetivo levar conhecimento, orientação e atendimento sobre a previdência estadual às diversas categorias do funcionalismo público, fortalecendo a cultura previdenciária e o diálogo institucional.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ