Prédio anexo da Amprev: saiba quando procurar e quais serviços são prestados.

Wedson Castro
Editor(a)

Terça, 04/04/2023 às 12:31


 

Atendimento no prédio Anexo da Amprev

 

A Darcilene dos Passos é professora aposentada e buscou o prédio anexo da Amapá Previdência para obter alguns documentos, como do rendimento anual ou cédula C, e afirmou o quanto é importante ter essa recepção junto a Amprev.

 

"É muito significativo, é muito bom ter esse espaço da Amprev. A gente vem em busca de documentos e serviços e eles cumprem os prazos. Muito importante mesmo para nossa vida. Porque a gente tem uma vida muito corrida e para mim é muito essencial ", relata Darcilene, aposentada após 32 anos de dedicação.

 

 

Darcilene dos Passos - segurada da Amprev

 

E esse é apenas um dos diversos atendimentos prestados pelo Anexo da Amprev aos segurados. O prédio conta com 26 colaboradores, empenhados em receber diariamente muito bem às pessoas. Maior parte da grande demanda é de servidores públicos da educação. A busca pela aposentadoria por tempo de contribuição é o serviço mais procurado, seguido pela pensão por morte. 

 

Atendimento na Recepção do Anexo Amprev

 

Diretoria de Benefícios e Fiscalização da Amprev

 

Chegando ao atendimento é necessário apresentar uma lista de documentos, onde tudo passa a ser digitalizado. Ou seja, a Amprev usa o menos papel possível. A partir desse momento os processos passam a ser analisados de forma "on-line" por 5 divisões. Divisão de Atendimento, Divisão de Cadastro, Gabinete da Diretoria, Folha de Pagamento e Perícia Médica. 

 

O Gabinete da Diretoria faz uma análise prévia. Já na Unidade da Divisão de Cadastro realiza mais uma verificação documental. O processo retorna ao Gabinete da Diretora, sendo encaminhado ao Controle Interno, para mais uma verificação técnica. A próxima etapa é junto à Procuradoria Jurídica, onde é feito o parecer jurídico. 

 

Narleia Salomão - Diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev.

 

"Da Procuradoria Jurídica o processo é encaminhado para o Diretor-Presidente da Amprev e depois ao Palácio do Governo, para a minuta do processo. Somente após todo esse trâmite, o arquivo volta ao Gabinete da Diretoria e vai para a folha de pagamento. Mas, o processo ainda deve ser homologado pelo TCE, o Tribunal de Contas do Estado", explica Narleia Salomão, Diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev.

 

O prazo para o trâmite de um processo de aposentadoria é de no máximo 60 dias úteis. Mas, normalmente ocorre em menos tempo. E em muitas situações, dentro de 28 dias processos são homologados e os já segurados passam a receber os benefícios pagos pela Amapá Previdência. 

 

Todo o trabalho de análise de processos de aposentadoria é feito de foma minuciosa. Ainda mais quando se trata da Folha de Pagamento. Dados do setor apontam que neste mês de abril, só de benefícios civis são um total de 2966 já na folha, sendo 1108 pagamentos à pensionistas e 1858 para aposentados.  O cuidado é muito grande quanto ao fluxo de ativos, que deixam de receber salários do poder executivo, e passam a fazer parte da folha da Amapá Previdência. Todo o trâmite deve ocorrer sem que o segurado deixe de ter acesso ao benefício em nenhum momento.

 

Naylê Gonçalves - Chefe da Divisão de Benefícios e Auxílios da Amprev

 

"Quando os processos dão entrada aqui, na folha de pagamento, a planilha principal já foi realizada pela Divisão de Cadastro e a DIBEF (Diretoria de Benefícios e Fiscalização) só faz a implantação dessa planilha realizando o acompanhamento. Porém, quando são feitos os devidos reajustes, passa a ser com a gente (FOLHA). A gente implanta os lineares e faz de acordo com as perdas das categorias funcionais, ou seja, os possíveis reajustes", reforça Naylê Gonçalves - Chefe da Divisão de Benefícios e Auxílios da Amprev.

 

Divisão de Perícia Médica

 

Todo servidor público com dificuldades enfrentadas devido alguma patologia, onde não há condições de trabalho, passa por uma análise médica. Na Perícia Médica da Amprev temos três médicos prestando o atendimento através de agenda, onde é feita uma avaliação da capacidade laborativa do servidor.

 

Ieda Rente - Perícia Médica.

 

"O atendimento é feito em dois momentos: quando o servidor é encaminhado pelos poderes do Estado, executivo, legislativo ou judiciário, ou quando vem da perícia médica feita pelo próprio governo do Amapá, quando eles vêm para fazer a ATA de aposentadoria realizada há cada dois anos. A finalidade é saber a capacidade laborativa do servidor, para saber se ele vai continuar em perícia para alcançar a aposentaria, ou se o servidor retorna as atividades", reforça Ieda Rente - Perícia Médica.

 

Diretoria de Benefícios Militares da Amprev

 

No prédio anexo da Amprev também está implantada a Divisão de Benefícios Militares, onde a principal finalidade é trabalhar com benefícios como reserva, reforma e pensão por morte. Nesta Divisão é feita análise e instrução de processos no sistema previdenciário da Amapá Previdência. Os processos também tramitam no Controle Interno, Procuradoria Jurífica e passam a ser incluídos na folha de benefícios da Amprev, independente da folha de aposentados civis. 

 

Major Sônia Cunha - Diretora de Benefícios Militares da Amprev

 

"Após a inclusão na folha passa a ser de responsabilidade o acompanhamento de cada caso, da Divisão de Benefícios Militares. Incluindo os processos administrativos, como pedido de revisão de benefício, ou pedido de retroativo de contribuição previdenciária. Todos os processos passam a ser totalmente de responsabilidade da Amprev. Tem um total de 952 militares beneficiários segurados da Amprev", esclareceu a Major Sônia Cunha - Diretora de Benefícios Militares da Amprev.

 

A Diretoria de Benefícios Militares é divida em duas divisões. A Divisão de Cadastro e Benefícios Militares responsável por todo trâmite de processos recebidos pela Diretoria. Nessa etapa os militares que irão passar à reserva remunerada, por exemplo, dão entrada em toda a documentação necessária. Os dados do interessado, assim como de seus dependentes são inseridos no sistema da Amprev e passam pelo trâmite legal, dentro dos setores da Entidade.

 

Tenente Francilene Nascimento - Chefe Divisão de Cadastro e Benefícios Militares.

 

"A Divisão de Cadastro é a porta de entrada do militar, como dos dependentes na Amprev. Toda e qualquer atualização de cadastro, qualquer mudança na Amapá Previdência, passa por aqui. Nós somos responsáveis por notificar militares, somos responsáveis por notificar do falecimento do militar, da inclusão de outro dependente, da mudança de status de reserva e de reforma, tudo é feito pela Divisão de Cadastro", afirmou a Tenente Francilene Nascimento - Chefe da Divisão de Cadastro e Benefícios Militares.

 

Após todo o trâmite feito pela Divisão de Cadastro, é a vez dos processos serem encaminhados à Divisão de Benefícios e Auxílios Militares, atuando diretamente com a folha de pagamento dos militares. Seja um processo de retroativo de pagamento de militares ou de inclusão de benefícios de reserva, ou de reforma chega nessa Divisão. Onde é feito o lançamento direto em folha, isenção de imposto de renda ou da inclusão em folha de novos segurados.

 

"O segurado militar só vai passar ser realmente da Amprev quando ele passar realmente a está na Divisão de Benefícios e Auxílios Militares. Quando ele é desligado da Sead, e passa a receber apenas aqui com a gente. E o nosso trabalho principal e esse, nosso carro chefe, a inclusão do segurado em folha, e para isso a gente todo o monitoramento desse processo, acompanhamento desde a publicação do decreto, até a inclusão. Temos todo uma metodologia de trabalho, para evitar que esse segurado fique fora de folha", esclareceu o Tenente Marcos Ramalho, Chefe da Divisão de Benefícios e Auxílios Militares da Amprev.

 

Tenente Marcos Ramalho - Chefe Divisão de Benefícios e Auxílios Militares

 

O prédio anexo da Amapá Previdência fica localizado na Avenida Procópio Rola, nº 1130, no Centro de Macapá.

Mais informações clique aqui:

4009 - 2050

4009 - 2053

 

Prédio Anexo da Amapá Previdência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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