Aposentadoria por Invalidez e Compulsória

KAROLLINNE LEVY
Editor(a)

Segunda, 12/12/2022 às 17:34


 

O Diretor -Presidente da Amapá Previdência, Rubens Souza, esclarece as dúvidas de nossos segurados acerca da aposentadoria por invalidez e compulsória.

 

A APOSENTARIA POR INVALIDEZ: 

 

É a aposentadoria paga ao segurado decorrente de invalidez permanente, considerado incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade no órgão ou entidade a que se vincule, ensejando o pagamento de proventos a este título.

 

Cabe esclarecer a você segurado que, a aposentadoria por invalidez tem o cálculo

da seguinte forma:

 

1. Com proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável;

 

2. Com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, nos demais casos, não podendo ser inferiores a 70% (setenta por cento) do valor calculado na média aritmética simples das maiores remunerações, utilizadas como base para as contribuições do servidor.

 

Importante você saber que o pagamento dos benefícios de incapacidade temporária para o trabalho, assim como o salário maternidade, salário família e auxilio reclusão serão de responsabilidade dos órgãos dos poderes e não mais da AMPREV.

 

JÁ, A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA É QUANDO:

 

Você completa 75 anos ainda exercendo suas funções, provavelmente será aposentado compulsoriamente, ou seja, por uma questão lega, já estará aposentado, devendo porém, fazer todos os trâmites administrativos.

 

É interessante ficar atento com relação a natureza deste tipo de aposentadoria, visto que, não é uma regra tão benéfica para você, principalmente se estivermos falando de paridade e integralidade de seus proventos, até mesmo que a aposentadoria compulsória é calculada com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, levando em consideração a média aritmética simples das maiores remunerações, o que poderia ser prejudicial para você, que na realidade, perderia a integralidade e paridade de seus proventos.

 

Segurando, fique atento ao seu futuro e em caso de dúvida procure a Amapá Previdência!

Estamos de portas abertas à você!

 

Nossos canais de comunicação

 https://linktr.ee/amprev

__

Se as dúvidas permanecerem, por favor entre em contato: canal de atendimento rápido via whatsapp para nossos Beneficiários: 

➡️Segurados civis: (96) 98413-7638
➡️Segurados militares: (96) 9178-8475

Para mais informações, solicitação, denúncia, reclamação, elogio ou sugestão
🔍 Fale com a Ouvidoria: 4009-2416

Links Importantes

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para oferecer uma melhor experiência em nossa plataforma, melhorar o desempenho, analisar suas interações em nosso site e personalizar o conteúdo. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade .