Amprev recebe certificação nível III no Pró-Gestão junto ao Ministério de Previdência Social
Sexta, 24/05/2024 às 09:00
O trabalho realizado pela Comissão do Pró-Gestão da Amapá Previdência, iniciou no ano de 2022. Os técnicos buscaram sanar pendências e melhorar em todos os aspectos, nas questões ligadas a Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Comissão Pró-Gestão da Amprev
Dessa maneira foi necessário haver um grande empenho e envolvimento dos setoriais da Instituição, para que todos passagem a ficar envolvidos nas ações exigidas pelo programa. E dessa forma, a Amprev conseguiu resolver todas as exigências feitas na pré auditoria documental, depois na auditoria presencial, já no fim do ano de 2023.
Enfim, após um longo trabalho de mais de um ano da Comissão do Pró-Gestão, veio a boa notícia, a Certificação de Nível III junto a Secretaria Nacional de Previdência Social, ligada ao Ministério da Previdência Social.
“O momento é de agradecer a todos os envolvidos, e principalmente ao apoio da gestão e do Diretor presidente, que em nenhum momento deixou de incentivar a comissão e viabilizar para que pudéssemos sanar todas as ações, incluindo aquelas que estavam fora do alcance da Amprev” afirmou Danile Quintas, coordenadora do Pró-Gestão.
Certificaçao Nível III no Pró-Gestão da Amprev
Para se ter uma ideia do quanto significa a Certificação, a Amprev passa a fazer parte de um grupo seleto de Instituições com certificação de nível III, onde estão somente 25 de um total de 2143 RPPS em todo país.
A certificação terá validade de 03 (três) anos, logo a Amprev tem até 12 de dezembro de 2026 com este nível. E são muitas as vantagens para a Entidade, com reflexo direto nas melhoras do atendimento ao segurado, aposentado e pensionista. Vantagens: Melhoria nas qualidades dos processos como Investidor qualificado, Fortalecimento dos vínculos com os segurados, Conhecimentos estruturais diminuindo os retrabalhos, Melhoras continuas, qualidade dos serviços prestados, Aproximação com todos os segurados
CARTA ABERTA DO DIRETOR-PRESIDENTE DA AMPREV
Jocildo Lemos - Diretor-Presidente da Amprev
Amprev - Amapá Previdência, por intermédio do seu Diretor-Presidente, Jocildo Lemos, vem, respeitosamente, comunicar a obtenção da certificação institucional em Nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - Pró-Gestão RPPS.
A certificação é instituído pelo Ministério de Previdência Social, demonstrando que Entidade adotou adequadas práticas de gestão previdenciária relativas a Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, proporcionando à instituição certificada o reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão, atestando a qualidade e a funcionalidade do serviço prestado pelo RPPS, proporcionando benefícios internos e externos à instituição, a exemplo:
I. O certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitando o retrabalho, contribuindo para reduzir custos e para alcançar maior eficiência e racionalização;
II. Maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais a instituição se relaciona,
III. Aumento da motivação por parte dos colaboradores;
IV. Incremento da produtividade;
V. Transparência e facilidade de acesso à informação;
VI. Perpetuação das boas práticas da gestão.
VII. Possibilidade de ser considerado RPPS Investidor Qualificado ou RPPS
Investidor Profissional, nos termos da Portaria MPS no 519, de 2011, com maiores possibilidades de aplicação, voltadas especificamente a esses tipos de investidores, possibilitando maiores rentabilidades;
A Amapá Previdência tem destaque quanto ao reconhecimento de boas práticas de gestão desde o ano de 2019, quando a instituição foi devidamente reconhecida pela Secretaria de Previdência com certificação institucional em Nível II - Pró-Gestão, em atendimento dos requisitos estabelecidos no Manual do Programa de Certificação.
Desta vez, após ser submetida à auditoria de certificação pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil – ICQ BRASIL, a Amapá Previdência foi avaliada e certificada com certificação em Nível III do Pró-Gestão, com certificado válido até 12/12/2026, devendo ser submetida à auditorias anuais de supervisão para avaliar a continuidade das ações em reconhecimento às boas práticas de gestão previdenciária nos pilares de Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Com a certificação, a Amapá Previdência e o Estado do Amapá são reconhecidos nacionalmente como instituição previdenciária e ente federativo mantenedores de boas práticas no âmbito dos Regimes Próprios de Previdência Social, se destacando na prestação de serviço de excelência para com os beneficiários do RPPS estadual.