Amprev fortalece projeto de cuidado com a natureza através do Educaprev Sustentável
Quinta, 28/11/2024 às 11:13
Nesta quinta-feira, 28 de novembro, a Amapá Previdência (Amprev), por meio do projeto Educaprev Sustentável, reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social ao colaborar com uma instituição sem fins lucrativos que atua na coleta e reutilização de garrafas plásticas.
Coleta de garrafas plásticas armazenadas pela Amprev
As garrafas são coletadas pelos colaboradores da Amprev diariamente e a cada 3 meses, em média, são entregues à Associação para Dependente Químico Mulher Virtuosa, que transforma cada 13 garrafas em uma vassoura. Os produtos são comercializados e a receita gerada é destinada à manutenção do projeto, incluindo a compra de alimentos e materiais de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade e moradores de rua.
Marinaldo Costa dos Santos, responsável pela Associação
Segundo Marinaldo Costa dos Santos, responsável pela Associação, a parceria com a Amprev tem um impacto direto na vida de muitas pessoas.
“A Amprev é uma grande parceira do nosso projeto. Com a coleta das garrafas, esse final de ano, vamos poder arrecadar recursos para comprar presentes para crianças e alimentos para o Natal. Além disso, fabricamos vassouras para venda e compramos absorventes e produtos de higiene para mulheres em risco social. Só temos a agradecer por toda ajuda da Amprev”, afirmou.
Givanildo da Silva, pedreiro e carpinteiro desempregado
O impacto do projeto vai além do meio ambiente, alcançando também a recuperação e reintegração de pessoas em situações de risco. Givanildo da Silva, pedreiro e carpinteiro que está em processo de recuperação de dependência química, compartilhou como o trabalho com a Associação tem sido essencial para sua vida:
“Já estou há 8 meses sem usar drogas. E é muito importante o trabalho realizado pelo Marinaldo e a Associação. Quando estou trabalhando com ele, esqueço da rua e das drogas, e só fortalece a minha vida. Por isso tenho trabalhado nesse projeto para salvar a minha vida”, disse.
Coleta de garrafas plásticas armazenadas pela Amprev
A iniciativa, idealizada por colaboradores da Amprev, tem se tornado uma prática exemplar no cuidado com o meio ambiente. Ao promover a coleta de garrafas plásticas, a instituição contribui para a redução de resíduos que poderiam poluir rios, lagos e bueiros, minimizando os danos ambientais e evitando alagamentos. Vale lembrar que garrafas plásticas despejadas irregularmente podem levar de 200 a 600 anos para se decompor na natureza.
Por meio do Educaprev Sustentável, a Amprev demonstra que pequenas ações podem gerar grandes transformações, servindo de inspiração para outras entidades e reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável e socialmente justo.