Amprev celebra 5ª Audiência Pública e consolida avanços na gestão previdenciária estadual
Wedson Castro
Sexta, 24/10/2025 às 08:55
A Amapá Previdência (Amprev) realizou, nesta quinta-feira (23), a 5ª Audiência Pública de Prestação de Contas da Previdência Estadual com dados dos anos de 2024 e 2025, reafirmando o compromisso da Entidade com a transparência, a boa governança e o diálogo permanente com segurados, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Diretoria Executiva da Amprev
O evento aconteceu na Escola de Saberes Públicos do Amapá (ESAP), e reuniu representantes das diretorias da instituição, conselheiros, membros do Ministério Público do Amapá, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e do Governo do Estado.
.jpeg)
5ª Audiência Públida da Amapá Previdência
Durante a audiência, o diretor-presidente Jocildo Lemos destacou os avanços conquistados pela Amprev nos últimos dois anos, resultado de uma política de investimentos rigorosa e responsável. Nesse período, o patrimônio financeiro da autarquia cresceu de dezembro de 2022 de R$ 6.435.289.460,41 bilhões para R$ 9.081.620.570,14 bilhões até setembro de 2025, um crescimento de 41% em pouco mais de dois anos, assegurando maior sustentabilidade ao regime previdenciário estadual.

Jocildo Lemos, diretor-presidente da Amprev em apresentação
“Esse crescimento reflete a seriedade e solidez com que a nós da Amprev conduzimos os investimentos da Instituição, seguindo uma política de investimentos aprovada pelo Comitê de Investimentos e apreciada pelo Conselho Estadual de Previdência, levando a confiança que o servidor público pode ter de que seus recursos estão sendo geridos com eficiência e responsabilidade. E este é um trabalho feito com a partição de várias pessoas, a quem agradeço a dedicação e responsabilidade de todos”, afirmou Jocildo Lemos.
.jpeg)
Narleia Salomão, diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev
.jpeg)
Major Sônia Priscila, diretora de Benefícios Militares da Amprev
.jpeg)
Rayana Linhares, diretora Financeira e Atuarial da Amprev
Além dos resultados financeiros expressivos, a audiência também apresentou os avanços em outros setores. Narleia Salomão, Diretora de Benefícios e Fiscalização, apresentou os dados e avanços na concessão de novos benefícios e aposentadorias de servidores civis. Já a Major Sônia Priscila, demonstrou o trabalho junto a Diretoria de Benefícios Militares. Assim como Rayana Linhares, da Diretoria Financeira e Atuarial, apresentado os avanços financeiros alcançados nos últimos anos, seguindo uma política atuarial rígida. Logo, a Diretoria Executiva da Amprev, prestou contas de todos os processos, pagamentos e avanços nos anos de 2024 até setembro de 2025, com todo aprimorando processos, ampliação do atendimento, garantindo mais agilidade e transparência nas concessões de aposentadorias e pensões.

Alexandre Monteiro, procurador-geral de Justilça
“É um momento muito importante para todos aqueles segurados do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá. Já que é uma oportunidade de se dar transparência aos recursos que estão aplicados no fundo de previdência, dando tranquilidade a todos aqueles que um dia irão precisar desses recursos, seja durante aposentadoria, ou para os pagamentos das pensões. Então o Ministério Público como instituição de controle se faz presente, para acompanhar e fiscalizar a correta aplicação desses recursos”, reforçou Alexandre Monteiro, procurador-geral de Justiça
Outro ponto de destaque da Audiência Pública foi a consolidação do Prógestão da Amprev, com a Educação Previdenciária como política permanente de capacitação e fortalecimento institucional, bem como a manutenção da Certificação Nível III do Programa Progestão através da Secretaria de Previdência Nacional, vinculada ao Ministério da Previdência, dando a Amprev reconhecimento nacional que coloca a Entidade entre as instituições previdenciárias mais bem avaliadas do Brasil.
.jpeg)
5ª Audiência Pública da Amprev
Com resultados sólidos e gestão transparente, a Amprev segue se firmando como referência nacional em governança e responsabilidade previdenciária, garantindo segurança no presente e sustentabilidade para o futuro dos servidores públicos do Amapá.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ