Amapá Previdência recebe equipe técnica da Secretaria de Educação do Estado para tratar sobre demandas de servidores da pasta
Quinta, 27/04/2023 às 16:10
A reunião entre a Diretoria de Benefícios e Fiscalização da Amprev e técnicos da Secretaria de Educação do Amapá - SEED ocorreu na tarde desta quinta-feira (27). Entre várias demandas, um dos temas mais debatidos foi sobre aposentadoria especial para professor. Nesse caso o servidor da educação precisa comprovar 25 anos de atividade em sala de aula, através de documentação exigida em decisão normativa do TCE - Tribunal de Contas do Estado. Um dos documentos é a declaração da escola onde trabalhou. São muitos os casos dos educadores que enfrentam dificuldades para obter o documento.
"É necessário repensar o protocolo de aposentadoria para o professor. É importante que o servidor da educação se prepare para se aposentar com pelo menos 6 meses antes de dar entrada na documentação. Que ele possa viabilizar os documentos com antecedência, para não enfrentar dificuldades e garantir a aposentadoria especial", explicou Simone Sousa - Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da SEED.
Simone Sousa - Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da SEED.
Através da reunião entre os técnicos da Amprev e SEED, se espera avançar nesse ponto, encontrando alternativas para que o professor não busque a documentação somente quando for se aposentar. Durante a reunião a Diretoria de Benefícios e Fiscalização da Amprevtratou sobre a realização de seminários e encontros com educadores, para levar mais informações. Uma das orientações, inclusive aos novos servidores da educação aprovados nos últimos concursos, é que eles já possam ir preparando os documentos e declarações das escolas por onde trabalharem durante a vida profissional.
Narleia Salomão - Diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev e técnicos da SEED.
"Eles têm que trabalhar, inclusive de forma preventiva. Conversar com esse novo professor para ele começar a organizar as declarações das escolas. Então, ele se prepara e organiza sua vida profissional. No decorrer da sua vida funcional ele pode ficar doente e se aposentar por invalidez, ele pode ter uma compulsória, ele pode ter uma regra geral, ele pode ter uma regra especial. Então, o professor e a secretaria podem contribuir para organizar tudo isso. E a Amprev vai somar forças para ajudar no que for possível", afirmou Narleia Salomão - Diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev.