Conselho Estadual de Previdência realiza 4ª Reunião Ordinária e discute temas estratégicos para a gestão previdenciária no Amapá

Quinta, 10/04/2025 às 08:15

A Amapá Previdência (Amprev) realizou nesta quarta-feira (09) a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Previdência (CEP), reunindo os conselheiros para a apreciação de pautas relevantes à gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado.
Durante a reunião, foram distribuídos processos aos conselheiros e deliberados documentos fundamentais para a transparência e o bom funcionamento do sistema previdenciário estadual. Entre os destaques da pauta, esteve a análise e deliberação do Balancete Contábil referente ao mês de fevereiro de 2024, além da apresentação e deliberação dos Demonstrativos de Consolidação dos Ativos da Carteira de Investimentos da Amprev, relativos ao mês de novembro de 2023.
Luciane Rodrigues - vice-presidente do CEP, Jocildo Lemos, presidente do CEP e diretor-presidente da Amprev, Lusiane Flexa - secretária do CEP
O diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, também apresentou o Relatório de Governança Corporativa da Amapá Previdência de 2024, aprovado recentemente pela Diretoria Executiva da autarquia. O documento é parte das exigências do Pró-Gestão RPPS, programa de certificação do Ministério da Previdência Social, e reforça o compromisso da instituição com a boa governança e a gestão responsável dos recursos previdenciários.
Ao final da reunião, Jocildo Lemos anunciou que estará em Brasília nos próximos dias para tratar, junto ao Ministério da Previdência, sobre questões relacionadas à compensação previdenciária – mecanismo importante para o equilíbrio financeiro dos RPPS. Ele também adiantou que a Amprev já iniciou os preparativos para a realização da próxima reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV), que ocorrerá em Macapá no mês de dezembro.
“A presença do CONAPREV em nossa capital é um marco importante para o Amapá. Vamos reunir representantes de todo o país para discutir os rumos da previdência pública e fortalecer as boas práticas de gestão”, afirmou o diretor-presidente.
O CEP é um colegiado formado por representantes de várias instituições do Amapá, responsável por tomar decisões importantes para o futuro previdenciário do Amapá.