3º Seminário Estadual de Previdência promove educação previdenciária e esclarece regras de acesso a benefícios

Segunda, 14/10/2024 às 08:43

O 3º Seminário Estadual de Previdência, realizado pela Amapá Previdência (Amprev) no dia 11 de outubro, abordou as regras de acesso aos benefícios previdenciários em um evento híbrido que contou com a participação de aproximadamente 140 pessoas, entre colaboradores da Amprev e representantes de entidades como Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa (ALAP), entre outros. O encontro possibilitou a discussão aprofundada sobre leis e normas relacionadas à concessão de aposentadorias e benefícios previdenciários, além de oferecer esclarecimentos para os participantes.
Jocildo Lemos - Diretor-Presidente da Amprev na abertura do Seminário
O seminário foi mais um passo importante no cumprimento das exigências do programa Pró-Gestão, que tem a frente o Coordenador André Pires, e visa promover a educação previdenciária, Coordenada por Milton Gonçalves, do Educaprev, beneficiando segurados, aposentados, pensionistas e servidores públicos do estado do Amapá. Através dessa iniciativa, a Amprev obteve, em 2024, o nível III de certificação junto à Secretaria Nacional de Previdência Social, destacando-se entre 25 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do Brasil, de um total de mais de 2400.
Participantes do 3º Seminário Estadual de Previdência
Palestras e especialistas
O evento contou com palestras ministradas por especialistas da área, que compartilharam suas experiências e abordaram aspectos técnicos e legais da previdência:
Rafaela Queiros - advogada da Procuradoria Jurídica da Amprev
- Rafaela Queiros, advogada da Procuradoria Jurídica da Amprev, com seis anos de atuação na área e pós-graduanda em Direito e Processo Previdenciário, apresentou uma análise sobre os processos judiciais e administrativos na concessão de benefícios. Sua abordagem trouxe esclarecimentos sobre o impacto das reformas previdenciárias nas regras de acesso, apontando as principais alterações e desafios enfrentados pelos segurados.
Mara Juarez - advogada da Amprev
- Mara Juarez, advogada militante desde 2003 e integrante da equipe da Amprev, expôs os avanços e obstáculos na implementação de políticas previdenciárias no estado. Com uma vasta experiência como professora universitária e membro do Programa EDUCAPREV, ela destacou o papel fundamental da educação previdenciária para garantir que segurados compreendam melhor seus direitos e deveres.
Francilene Nascimento - Analista de Benefícios Previdenciários
- Francilene Nascimento, Analista de Benefícios Previdenciários, 1º Tenente da Polícia Militar e servidora pública há mais de 22 anos, destacou a importância de entender os requisitos para a concessão de benefícios militares. Chefe da Divisão de Cadastro de Benefícios Militares (DICABEM) desde 2020, ela explicou as especificidades das normas que regem as aposentadorias e pensões para militares, além de abordar mudanças recentes que afetam o regime previdenciário da categoria.
Público presente no evento presencialmente
Avanços do Pró-Gestão
O 3º Seminário Estadual de Previdência também marcou um importante momento para a Amprev, que, através do programa Pró-Gestão, conquistou o nível III de certificação junto à Secretaria de Previdência Social. Esse avanço coloca a instituição em um seleto grupo de 25 RPPS no país, ressaltando a qualidade e eficiência na gestão dos serviços prestados aos segurados e acesso a linhas de investimentos que melhoram os cuidados com o futuro da Entidade e automaticamente dos segurados.
Milton Gonçalves - Coordenador do Educaprev
O evento reforçou o compromisso da Amprev em promover o diálogo e a capacitação contínua dos servidores e demais interessados, garantindo que os segurados estejam bem informados e preparados para lidar com questões previdenciárias. A discussão sobre as regras de acesso aos benefícios possibilitou um entendimento mais claro das normas vigentes, proporcionando um ambiente de aprendizado e esclarecimento.